A importância do Nutricionista Esportivo

Por JULIANA DIAS

Nutricionista Esportiva

Facebook: /Juliana.D.Nutricionista

Instagram: @judiasnutri

A busca pela qualidade de vida, a prática de exercícios físicos regulares, a estética, o ganho e a definição de massa muscular, a perda de peso, o treinamento para competições (amadoras e profissionais), entre outros, são os principais motivos que vem levando as pessoas a procurarem cada vez mais as academias. Infelizmente, a falta de conhecimento, muitas vezes, induz ao mau uso de suplementos alimentares, muitos desses proibidos no Brasil, o uso de esteróides anabolizantes, pondo em risco a saúde para um resultado mais rápido e dietas totalmente absurdas, na maioria das vezes copiadas da internet ou influenciada por algum conhecido.

 

O nutricionista esportivo é o profissional especializado para desenvolver um plano alimentar voltado para as necessidades clínicas de cada paciente, com o propósito principal de melhorar o desempenho de quem pratica atividade física, otimizar a recuperação pós-treino e melhorar o bem-estar como um todo.

Para prescrever uma suplementação alimentar adequada é preciso ter uma base, pois é importante não apenas entender o estilo de vida e as características físicas e fisiológicas do paciente, mas conhecer os equivalentes e variáveis para a criação de um cardápio alimentar específico.

Plano alimentar não é igual á receita de bolo, ou seja, não é igual para todo mundo. Existem muitos fatores para serem analisados antes como, necessidades especificas decorrentes de doenças (hipertensão, diabetes, HIV, câncer etc), novas demandas impostas pela atividade física e é claro, o objetivo de cada um. Além disso, os hábitos, a condição física, as intolerâncias alimentares, entre outros, também fazem parte desse leque de critérios necessários para a aplicação de uma conduta adequada.

Uma dieta inadequada, além de inibir a performance muscular, também pode causar deficiência de macro e micronutrientes, principalmente carboidrato, vitamina B6, cálcio, folato, zinco e magnésio. Cuidando da alimentação, o individuo irá preservar a sua composição corporal, favorecer o funcionamento das vias metabólicas associadas à atividade física, permitir o armazenamento de energia (glicogênio muscular), retardar a fadiga pelo aumento da resistência ao exercício, contribuir para o incremento da massa muscular (hipertrofia) e auxiliar na recuperação de lesões e traumas eventualmente provocados pelo exercício.

Assim como existem várias metodologias e diversos tipos de treinamento, a nutrição esportiva apresenta inúmeras técnicas e modificações importantes para dar suporte aos mesmos e, por esse motivo, o nutricionista em qualquer tipo de área, seja clínica ou esportiva, sempre terá como meta reeducar e ensinar seu paciente os princípios da alimentação saudável, com o intuito de promover a saúde. Para isso, deve-se procurar um profissional devidamente qualificado, pois somente o nutricionista realizará uma orientação personalizada para que você obtenha um bom desempenho e potencialize os seus resultados de uma forma mais eficaz e saudável. Só com o acompanhamento nutricional, a dieta poderá ser balanceada e completa, fornecendo todos os nutrientes necessários ao organismo para que ele realize suas funções de crescimento, reparo e manutenção dos tecidos e, além disso, produza energia. Relembrando que os cuidados em relação à alimentação devem partir de todos e não apenas das pessoas que treinam de forma competitiva.

 

 

Esta entrada foi publicada em SAÚDE & BEM-ESTAR e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Mais Notícias
  • Alinne Rosa é flagrada fazendo stand up paddle
  • Ivete Sangalo grava música com Belo
  • Preta Gil e Rodrigo Godoy comemoram um ano de namoro
  • Anitta retorna a Salvador em novembro
  • Mari Antunes e Babado Novo assinam contrato com a Universal Music
  • Katê grava primeiro CD de carreira solo em show na capital baiana
  • Claudia Leitte lança música para o verão
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>