A liberdade na moda masculinaO homem mostra que está mais seguro e mais à vontade na hora de se vestir


Foto divulgação

Atualmente, existe uma tendência que já vem se consolidando há um certo tempo de que o homem precisa estar sempre atualizado em relação à moda. Ele não se preocupa mais só com o vestir. Ele quer estar bem localizado dentro de um contexto. Em modo geral, há uma ousadia na moda masculina no que se refere aos tecidos, às formas. As leituras que tem sido feitas da moda para homens têm fugido do padrão clássico. Os homens estão muito mais curiosos e abertos à experimentação de conceitos diferentes.

A sociedade moderna exige que se cumpram certos papéis sociais. É preciso estar enquadrado numa perspectiva de vestir, de agir, de comportamento. Então, muita gente ainda se sente insegura na hora de se vestir. E os homens sempre fizeram parte desse grupo. Em contrapartida, hoje, os personal stylist estão sendo muito procurados não só pelas mulheres, mas também pelos homens. Isso porque a necessidade de estar bem vestido, bem apresentado vem se mostrando cada dia mais forte.

Estilista e consultor de moda pernambucano, Marcelo Moura, que é especializado em moda masculina, trabalha há mais de cinco anos no mercado baiano. Ele explica o que vem acontecendo historicamente: ¨Nos últimos dez anos, a moda masculina deu uma guinada muito mais rápido do que a feminina, porque praticamente tudo que poderia ter sido criado para as mulheres já foi feito. Já na moda masculina, por conta da tradição do clássico, todas essas rupturas estão acontecendo numa velocidade muito maior. Tanto é que hoje há uma masculinização nas criações femininas. A calça boyfriend que a mulher utiliza é um bom exemplo do que tem acontecido¨.

¨Não existe moda para A, B ou C. Existe uma moda personalizada que você cria, utilizando as várias opções de estilo e de tendência que o mercado oferece.¨ Marcelo Moura.

Calça Saruel

Coleção Marcelo Moura 2010

A calça saruel, peça de origem oriental, aqui no Brasil, teve sua adesão inicial pelas mulheres. Mais recentemente, caiu no gosto dos homens. Hoje, é uma peça que está super em alta e desfila em passarelas e vitrines de todo o país. Marcelo define: ¨Em linhas gerais, calça saruel é aquela que tem o gancho baixo. O baiano usa bastante essa calça com a perna bem ajustada e a parte do gancho bem folgada¨. Quanto à restição no uso desse tipo de calça, ele diz: ¨No momento em que se coloca restrição, você limita algo que hoje é muito democrático. Existem vários truques relacionados a tecidos, estampas, cortes, que podem fazer com que uma pessoa mais gorda fique mais magra, uma pessoa alta fique um pouco mais baixa, ou vice-versa. Então, essa calça pode, sim, vestir muito bem uma pessoa que foge do esteriótipo de beleza¨, esclarece o consultor. Quanto ao calçado a ser usado com a saruel, Marcelo afirma que depende muito da produção que vai se fazer, do ambiente que se vai. ¨O calçado serve como um contraponto. Se você está numa praia, num final de tarde, com uma calça e uma camiseta regata, uma sandalinha de dedo ou uma papete caem muito bem. Agora, se a produção inclui uma camisa mais alinhada e uma calça com um tecido mais encorpado, mais nobre, um sapatênis combina legal. A calça saruel só não cai bem num ambiente social. De fato, ela não substitui a calça social¨, ressalta.

Camiseta gola V

Coleção Marcelo Moura 2010

Além da calça saruel, uma outra peça que está em alta nos guarda-roupas dos homens é a camiseta gola V. É um tipo de roupa que promete ficar por muito tempo no mercado, mas que exige um certo cuidado ao vestir. Segundo o estilista, é esteticamente interessante que, para usar esse tipo de camiseta, o homem tenha um peitoral bem definido. Comparativamente, a gola V é o famoso decote feminino. Marcelo explica que, da mesma forma que uma mulher precisa ter um busto atraente para usar um decote, um homem deve apresentar um peitoral minimamente desenvolvido, para vestir bem uma camiseta gola V, principalmente aquelas que têm o V mais cavado. ¨Isso não quer dizer que um magro não possa usar. Até porque essa peça também é democrática. Basta escolher uma camisa com a fenda menos profunda¨, completa o estilista, que frisa a importância de conhecer o próprio corpo, para saber se vestir melhor e poder se adaptar às modas, às tendências.

O estilista Marcelo Moura

Para uma cidade litorânea como Salvador, Marcelo aposta nas sungas: ¨Hoje em dia, a tendência é o sungão e o shortão. Quanto mais composto o homem na praia, mais elegante. As regatas também continuarão em alta, principalmente em ambientes praieiros¨. Segundo ele, as bermudas estão vindo menores, mais ajustadas, com um toque de alfaiataria.  Os homens estão se apresentando mais à vontade na escolha das cores, estampas. ¨Uma das barreiras que a moda masculina tem rompido é a questão da estampa. Aquela idéia de que a moda para o homem tem de ser sóbrea, monocromática, vem sendo quebrada, como se percebe nas últimas estações. Aqui na Bahia, por conta da influência da moda africana, com o uso de muitas cores e estampas gráficas, junto com uma tendência mundial de cores e estampas, essa liberdade está muito visível nas ruas.¨ E, para um homem que quer saber se vestir bem diante da moda, Marcelo dá a dica: ¨É importante ser coerente consigo mesmo. O homem precisa se conhecer, se ver no espelho e se identifiicar com o que ele gosta. Não existe moda para A, B ou C. Existe uma moda personalizada que você cria, utilizando as várias opções de estilo e de tendência que o mercado oferece¨. Ele acredita que é preciso conhecer a própria forma física, o que se sente bem ao vestir. E conclui: ¨Nem tudo que é moda pode lhe cair bem. A partir da descoberta da sua forma física, você deve fazer experimentações e, a partir daí, criar sua identidade visual, que vai carregar para o resto da vida¨.

 

Onde encontrar Marcelo Moura:

71 8835 7712

Escrito em: MODA.
Mais Notícias
  • Look exclusivo e corpão destacam Vina Calmon
  • Alinne Rosa é flagrada fazendo stand up paddle
  • Ivete Sangalo grava música com Belo
  • Preta Gil e Rodrigo Godoy comemoram um ano de namoro
  • Anitta retorna a Salvador em novembro
  • Mari Antunes e Babado Novo assinam contrato com a Universal Music
  • Katê grava primeiro CD de carreira solo em show na capital baiana
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>